Nossa História

Ano 2000

Vida de executivoMarcelo Pires (Telo) era um executivo da área comercial, havia estado em mais de 40 países, porém sentia que trabalhava sem um propósito, quando….

Ano 2000

Início da jornada – Em 2000, estava no carro esperando o sinal abrir. A sua frente, uma pessoa em cadeira de rodas vendia balas de goma. Um motorista, em vez de comprar, estendeu a mão com dinheiro, fazendo o vendedor se sentir um pedinte e não um trabalhador.

Ano 2000

Reflexão – Isso aconteceu próximo a um posto de gasolina. Telo perguntou ao dono do posto: “Esse cara está sempre aqui. Por que você não o contrata para trabalhar?” A resposta do dono foi: “Como? Ele é um aleijado”. Telo nunca mais foi o mesmo depois disso.

Ano 2001

Decisão de transformar vidas – Em 2001, Telo comprou um posto de gasolina no litoral de São Paulo e contratou mais de 50% dos colaboradores com deficiência. Fez as adaptações necessárias para criar oportunidades iguais de desenvolvimento de potencialidades. Daniel, o vendedor do farol, também foi contratado.

Em pleno voo – O Posto de Serviço SOLIDAR, em São Sebastião, tornou-se um grande sucesso. Telo enfrentou alguns desafios, mas todos superados com o apoio dos colaboradores do posto.

Ano 2011

Expansão – Em pouco tempo, o posto SOLIDAR começa a vender combustível acima da média nacional, o que chama a atenção de empresários. Começa, então, a demanda para compartilhar os processos implantados.  Daí surge a CONSOLIDAR, em 2011.

Ano 2011

A CONSOLIDAR nasce com o propósito de ser uma empresa de educação para levar informação e, principalmente, experiências para as empresas sobre a diversidade humana e relações mais humanizadas. O foco é o maior engajamento dos colaboradores com resultados efetivos.

Ano 2012

Em 2012, Telo junta-se a Walace Paoli, criador do site de troca de calçados entre pessoas com ausência de um dos membros inferiores. O site havia se tornado uma rede de relacionamentos, onde eram compartilhadas experiências individuais. As histórias motivavam pessoas com as mais variadas limitações a buscarem os seus objetivos.

Ano 2014

Em 2014, o jornalista e ativista de direitos humanos Lincoln Tavares de Melo também se junta à família Consolidar. Ele acumulava a experiência no setor na primeira secretaria da pessoa com deficiência do Brasil, em São Paulo, num portal e em uma revista para a divulgação de produtos e serviços para pessoas com deficiência.

Ano 2016

Em 2016, João Lopes Alves, sócio fundador da Consultoria Sem Barreiras, uma empresa de serviços de recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, constatou que as organizações estavam mais interessadas na deficiência do candidato que nas suas competências.  Para ir além do cumprimento de uma cota, viu que era necessário contribuir com a formação de uma cultura, com escopo mais amplo da diversidade, que revelasse um olhar estratégico com resultados para o negócio dos clientes. Por meio das incubadoras de negócios sociais NESsT e Instituto Quintessa ele conheceu a Consolidar e virou sócio.

Ano 2018

Flávia Cortinovis tornou-se sócia em 2018 e trouxe, além do seu conhecimento em processos, a diversidade de gênero para a equipe. Ela desenvolveu o programa de inclusão laboral de pessoas com deficiência intelectual, reconhecido no Prêmio de Melhores Empresas para Trabalhadores com deficiência da SMPCD – SP.

E nossa história continua….