Depoimentos

Tiago em pé na cozinha

O processo seletivo foi organizado e profissional, houve transparências nas informações, que facilitou a minha tomada de decisão. A proposta de trabalho alavancou a minha carreira profissional e como ex-candidato eu indico a Consolidar.

Tiago Ferreira - Cummins

Rafael, em pé, em frente a uma parede, onde tem um mapa pendurado.

A participação da Consolidar no projeto Dhedicar foi extremamente valorosa, pois trouxe muito além de história e explicações para um mundo tão diversificado, porém, ainda, tão arraigado em preconceitos, conhecimento e baixa tolerância. Os jovens acolhidos neste projeto tiveram condições de imergir na prática em atividades que buscavam reproduzir limitações reais de outros indivíduos. O resultado foi um outro olhar e a empatia geral de todos os participantes com causas da diversidade.

Rafaell Martins - DHL

Isabela em pé em uma sacada, atrás dela tem a vista de um jardim

Tive a oportunidade de fazer o curso Dhedicar e uma das matérias foi "diversidade", aula ministrada pelo Lincoln da empresa Consolidar. O Sr. Lincoln nos esclareceu sobre o histórico da empresa e que na mesma 50% dos funcionários são pessoas portadoras de deficiência. O mesmo apresentou-nos alguns tópicos muito interessantes sobre a deficiência e como ela vem sendo tratada ao longo da história da humanidade. Ele trouxe vendas e luvas para que pudéssemos vivenciar a realidade da pessoa com deficiência visual ou motora e as dificuldades que os mesmos enfrentam todos os dias. Foi uma vivência cheia de sensações novas e bastante desconfortáveis para muitos de nós. Fizemos duplas onde um apresentava deficiência motora e o outro visual e assim pudemos nos auxiliarmos mutuamente. Me senti bastante dependente do meu par e imagino como deve ser difícil o dia a dia e a realidade das pessoas deficientes. Ao revelar a estimativa da quantidade de deficientes existentes no Brasil (45 milhões) ficamos chocados, de certo por não atentarmos para essa realidade no nosso cotidiano. Para finalizar ele nos apresentou dicas de como abordar e oferecer ajuda a um deficiente visual, e "abriu-nos os olhos" trazendo uma sensibilização para que passemos a enxergar essas pessoas, e entender o quanto são capazes de desempenhar funções diversas e alcançar cargos importantes dentro de uma empresa. Acredito que temos um longo caminho a percorrer, porém muitas coisas ao longo da história vêm mudando, como a cota de vagas oferecidas pelas empresas a pessoas portadores de deficiências.

Isabela de Lima Costa - DHL

Logotipo da empresa Leroy Merlin

Gostaria de agradecer toda atenção que teve comigo no processo da Leroy Merlin. A sua disponibilidade em orientar e procurar uma vaga que se enquadre no perfil do funcionário. Hoje início uma nova etapa na minha vida profissional. Meus sinceros agradecimentos.

Fabio Andreossi - Leroy Merlin

Camila em pé em frente a uma parede verde com desenhos dourados, a camila esta de branco.

A palestra sobre Diversidade do projeto Consolidar ,foi uma experiência na minha vida que não vai existir outra igual, eu penso que foi um divisor de águas e que me mostrou uma forma de enxergar todas as pessoas com outro olhar. Me fez perceber que pessoas com deficiência não precisa ser limitada e que pode fazer tudo o que quiser , aprendi que não podemos nos achar superior de ninguém pois cada um tem seu talento da sua forma . A experiência que tive sendo cadeirante na palestra pude sentir um pouco na pele o que cada cadeirante passa por dia , percebi que existem pessoas que muitas vezes não são informadas de como lidar com cadeirantes na rua e nem como ajudar a locomover uma pessoa que seja cadeirante . Eu senti durante a palestra que eu era mal informada com muitas coisas sobre pessoas com deficiência e na palestra eu pude aprender como lidar com isso e pude aprender também a não julgar ninguém simplesmente pela aparência e que as pessoas sendo do jeito que é não precisa ser desmerecido por ninguém da sociedade.

Camila Gomes - Pampili

Aline sentada no escritório

Conhecemos a Consolidar através da indicação de um parceiro e fomos ao encontro deles com o objetivo de auxiliar a empresa a atender uma demanda de contratação emergencial. Contudo, recebemos da Consolidar muito mais que mão de obra, recebemos aprendizado e amadurecimento individual, ganhamos um novo olhar para as pessoas e para o mundo e com isso estamos evoluindo para uma mudança de cultura organizacional. Pessoalmente, após a emocionante experiência que tive com a Consolidar, considero-me um ser humano melhor e mais capaz de perceber e ter empatia com o outro

Alinne Correia Veloso – Nagem

Aletuza dentro de um carro, a foto mostra do peito pra cima, ela esta com uma blusa amarela

A Consolidar foi um grande aprendizado. Para mim, dependendo da deficiência algumas pessoas nem conseguiriam levantar da cama, no entanto pude ver que nada é impossível para quem tem força de vontade. Com determinação eles conseguem ir além do inesperado. Surpreende-nos ao estudarem, se formarem na faculdade, trabalhar, praticar esportes, tudo...tudo. Fui abençoada por poder participar desse grandioso encontro, e aprendi que as limitações estão na nossa mente, todos nós com deficiência ou não podemos vencer todos os obstáculos que às vezes a vida nos proporciona. Foi uma oportunidade única de enxergar com um olhar diferenciado as diversidades.

Aletuza Fernandes - Pampili

A Julia sentada no escritório

Conhecer a Consolidar e participar de sua formação tão dinâmica a esclarecedora, foi muito gratificante para mim. Pude ter noção do quanto esta iniciativa contribui para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, como também para a sensibilização das empresas e seus colaboradores, levando-os a ir além, ou seja, terem um novo olhar para esta realidade.

Julia Martins  - Sky Chefs

A Larissa em um evento da Pampili

Sou a Larissa, tenho 19 anos e sou uma das colaboradoras da Pampili. Estou aqui para te agradecer pelo encontro maravilhoso que nos palestrou no dia 14/09/18. O que tenho a dizer é que mudou meus pensamentos radicalmente e me fez refletir de como devemos viver, tendo ou não deficiência. Me fez refletir também que podemos ser quem somos sem duvidar daquilo que somos capazes e que barreira alguma pode nos fazer parar. Simplesmente estou apaixonada pela empresa Consolidar, amei, amei e pode ter sem sombras de dúvidas que levarei esse encontro para o resto da minha vida. E passarei adiante para que as pessoas possam entender muito além sobre o que é DIVERSIDADE.

Larissa de Paula – Pampili

Logo da Metanoia

A Consolidar faz muito mais do que gerar empregabilidade e preparar empresas para receber quem está à margem da sociedade. A Consolidar  é uma obra que transforma relações objeto em relações sujeito, com seus processos revelam a riqueza dos discriminados e abrem os olhos da cegueira de quem discrimina, incandescem a chama das potencialidades e levam luz e calor para o mundo. A Consolidar abre as portas para a Paz e para o Bem!

Ivo - Metanoia