Como o investimento de empresas em relações humanizadas vem transformando o mercado

Por: Consolidar Diversidade

Diversas empresas pelo mundo vêm buscando um aperfeiçoamento na relação de seus funcionários e clientes, humanizando e estreitando cada vez mais o elo entre as partes referidas, criando um ambiente que proporcione compreensão, entendimento e respeito pelo próximo.

É o que o educador e escritor Roberto Tranjan identifica como relação sujeito/sujeito, explicando que aquele que planeja, elabora, promove, atende, serve é sujeito e aquele que consome, compra, usufrui também é sujeito. Portanto, a relação deve ser pautada no aspecto de gente lidando com gente.

Tão importante quanto colocar estes princípios em prática, é necessário que essa relação sujeito/sujeito não encontre limitações, de forma que esta se estenda à disponibilização de todos os meios para que todos e todas sejam tratadas com equidade, podendo exercer plenamente suas funções.

Atualmente, algumas empresas buscam seguir estes conceitos, oferecendo a oportunidade de outras se inspirarem nos seus programas inclusivos de sucesso. Este processo, conhecido como benchmarking, visa a troca de experiências e conhecimentos de práticas inovadoras e criativas que foram desenvolvidas, fazendo da instituição criadora uma referência para que outras possam utilizar de suas iniciativas criativas ou, até mesmo, ampliá-las.

Dessa forma, estas empresas buscam se desenvolver ainda mais no âmbito da Diversidade e Inclusão (D&I), baseando-se em experiências e vivências, com situações aplicáveis ao cotidiano e que trazem a oportunidade de uma transformação da cultura organizacional para empresa e para colaboradores. Acreditando nisso, a Consolidar desenvolve diversos processos de educação onde estes encontros e líderes de empresas se encontram, trocam experiências e crescem juntos.

Quer saber mais sobre como implementar soluções para mais Diversidade e Inclusão (D&I) no seu negócio? Entre em contato com a Consolidar! Queremos trabalhar com você que também busca mudar o mundo através das pessoas!


Categorias desse artigo:
Diversidade e InclusãoDiversidade e InclusãoFique por Dentro