5 vantagens da Diversidade nas organizações

Por: Consolidar Diversidade

A diversidade é um fato do mundo contemporâneo. Promover a diversidade e a inclusão não se trata de priorizar um outro grupo de pessoas, mas em considerar todos eles, através de uma verdadeira mudança de mindset. Separamos 5 vantagens de promover a Diversidade e Inclusão em sua empresa!

1. Redução de conflitos

A diversidade corporativa promove, por consequência, ambientes de trabalho que priorizam o respeito ao próximo, estimulando a empatia e a compreensão.  À medida em que os conflitos internos diminuem, o clima organizacional passa a ser mais harmônico e produtivo.

2. Enriquecimento cultural

Uma empresa que incentiva a diversidade detém uma gama muito maior de vivências e trajetórias do que as que escolhem apenas um grupo homogêneo em seu quadro. Isso resulta em uma equipe com maior probabilidade de propor soluções criativas, além de ampliar a cultura organizacional.

3. Aumento da capacidade produtiva

Ao priorizar o talento e as capacidades acima de qualquer outra característica do profissional, é muito mais fácil perceber o melhor de cada colaborador, que se sente à vontade para desenvolver suas habilidades e trabalhar em equipe.

4. Engajamento da equipe

Cada vez mais, pessoas têm buscado locais onde possam ter um propósito para trabalhar, não mais considerando apenas o valor do salário. A promoção da diversidade em uma empresa funciona como forma de engajamento, gerando uma cultura única entre a equipe, que se vê como parte do processo.

5. Atração de talentos

A discussão sobre diversidade ganhou força, velocidade e amplitude com as redes sociais. Dessa forma, empresas que assumem um compromisso com a diversidade e inclusão ganham visibilidade e acabam atraindo talentos que se identificam com esses valores, contribuindo para a formação de equipes com mais diversidade.

Quer saber mais sobre como implementar soluções para mais Diversidade e Inclusão (D&I) no seu negócio? Entre em contato com a Consolidar! Queremos trabalhar com você que também busca mudar o mundo através das pessoas!


Categorias desse artigo:
Boas Práticas de DiversidadeComunicação InclusivaDiversidade e InclusãoFique por DentroPessoas com deficiência